segunda-feira, 30 de abril de 2018

PARA ALEGRIA DE UNS E ÓDIO DE OUTROS, O EX-PRESIDENTE LULA PODERÁ SER SOLTO EM 10 DIAS


Anote a data, já pode até dar como certo: no próximo dia 10 de maio, até a meia-noite como prazo limite, a Corte da Segunda Turma do Supremo, retira das grades o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva  – prontuário número 700004553820, recolhido por corrupção, lavagem de dinheiro e formação de quadrilha.


O ministro Edson Fachin incluiu na pauta virtual da 2ª Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) um recurso da defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O pedido, apresentado inicialmente em 6 de abril, tentava reverter a prisão imposta pelo Tribunal Reginal Federal da 4ª Região (TRF4) e havia sido negado pelo ministro. Contra a decisão de Fachin, a defesa do petista entrou com um agravo regimental, e é isso que será julgado entre os dias 4 e 10 de maio. As informações são do portal Poder 360.

No julgamento do habeas corpus de Lula, quatro dos cinco ministros que compõem a 2ª Turma votaram por conceber o benefício ao ex-presidente: Gilmar Mendes, Dias Toffoli, Ricardo Lewandowski e Celso de Mello.
As sessões virtuais são realizadas semanalmente. É preciso respeitar o prazo de cinco dias úteis entre a data da publicação da pauta no Diário de Justiça Eletrônico e o início do julgamento. Depois de o relator liberar seu voto no ambiente virtual e iniciar o julgamento, os demais ministros terão até 7 dias corridos para manifestação.


PODER 360