segunda-feira, 26 de março de 2018

APOIADA POR DR. ARNALDO, DRA. VILMA (MADRINHA DOS ÍNDIOS) SERÁ CANDIDATA A DEP. ESTADUAL PARA PROMOVER OS DIREITOS DE CIDADANIA PARA POVOS INDÍGENAS


A advogada Dra. Vilma, muito conhecida como “Madrinha dos Índios” se filiou ao Partido Republicano Progressista – PRP (44) com incentivo do amigo e colega advogado Arnaldo Delmondes (PRP) para se candidatar a deputada estadual. Ambos estão predestinados a se candidatar a cargos eletivos nas eleições proporcionais dia 07 de outubro a fim de representar classes menos favorecidas pelas atuais políticas publicas.

Segundo Dra. Vilma, sua plataforma de propostas caso seja eleita, será priorizar as demandas indígenas. Pressupõe o reconhecimento de sua autonomia, enquanto coletividades diferenciadas. Assim a participação indígena na construção de políticas públicas diferencia-se de outros grupos sociais à medida que é representativa de coletividades com especificidades que as distinguem da sociedade.

Dra. Vilma entrou na Funai como professora. Sendo transferida para o Posto Indígena Kambiwá, além de professora, exerceu também o Cargo de Chefe do Posto Indígena Kambiwá. Apesar de não ser índia, chefiou os Kambiwá por vários anos. Sendo a única mulher no Nordeste, talvez do Brasil, a chefiar uma Nação Indígena por portaria federal. Durante sua trajetória, adquiriu vários afilhados, tanto nas muitas aldeias que formam a Nação Kambiwá, como nas cidades de Ibimirim e Inajá. Citamos por exemplo a Aldeia Alexandra, sede, onde possui mais de mil e duzentos afilhados.

Com essas bases, Dra. Vilma sente-se preparada para pleitear uma vaga na Assembleia Legislativa de Pernambuco e junto com Dr. Arnaldo Delmondes na Câmara Federal, buscar promover as políticas públicas que garantam uma vida digna nas aldeias indígena de todo estado de PE e do Brasil.

DA REDAÇÃO