domingo, 13 de agosto de 2017

18 ANOS SEM DOM HÉLDER PESSOA CÂMARA - O SANTO DOS POBRES PERNAMBUCANOS! SUA MISSÃO ERA ERRADICAR A POBREZA E A FOME

No próximo dia 27 de Agosto faz exatamente 18 anos que Dom Hélder Pessoa Câmara cumpriu o dom da sua missão aqui na Terra, faleceu em 1999 no Recife e nos deixou seu legado como exemplo de servo e profeta de Deus entre nós.

Dom Hélder Pessoa Câmara foi um bispo católico, arcebispo emérito de Olinda e Recife. Foi um dos fundadores da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB e grande defensor dos direitos humanos durante a ditadura militar no Brasil.

O legado de Dom Helder Câmara

O arcebispo desclandestinizou a pobreza existente em nosso país e induziu poder público e cristãos a encarar com seriedade os direitos dos pobres à vida digna e feliz.

O maior sonho de Dom Helder era a erradicação da miséria no mundo. Sonhava com um Brasil sem fome. Ainda no Rio, criou o Banco da Providência e a Cruzada São Sebastião, no intuito de pôr fim às favelas. Graças a doações, edificou no Leblon um conjunto de prédios, para cujos apartamentos transferiu famílias de uma favela próxima. Não deu certo. Sem recursos para pagar os impostos (luz, água, telefone…), os moradores passaram a sublocar os domicílios e a obter renda graças à venda de torneiras, pias e outras peças do imóvel.

Homem carismático, dotado de forte espírito gregário, era difícil alguém- incluído quem o criticava - não se deixar envolver pela energia que dele emanava no contato pessoal. JK quis que se candidatasse a prefeito do Rio. Dom Helder jamais aceitou meter-se em política partidária; bastava-lhe, como lição, o erro de juventude, quando demonstrou simpatia pelos integralistas.

No Recife, Dom Helder lançou a Operação Esperança: promoveu reforma agrária nas terras da arquidiocese; passou a visitar favelas, mocambos e bairros pobres; estreitou laços com artistas, universitários e intelectuais.

Em 27 de maio de 2014, o arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido anunciou o envio de uma carta ao Vaticano solicitando a abertura de processo de canonização de Dom Hélder. A carta foi recebida pelo Vaticano no dia 16 de fevereiro de 2015 e, menos de dez dias depois, o parecer favorável foi emitido pela Congregação para as Causas dos Santos, com o que recebeu o título de Servo de Deus em 7 de abril de 2015. A abertura do processo de beatificação foi convocada para o dia 3 de maio, na catedral de Olinda. A instalação do tribunal nessa data marcou o início da fase diocesana do processo de beatificação.

Na Igreja Episcopal Anglicana do Brasil, Dom Hélder já se encontra no calendário de santos e sua festa litúrgica é comemorada em 27 de agosto.

Serviço:
 
O Dom da Paz - Vida, obra e acervo documental


Local: Igreja das Fronteiras 

Rua Henrique Dias, s/n, Boa Vista
Segunda a sexta-feira, das 14h às 17h


"Aquele que não se comove com o sofrimento do seu irmão, não merece conhecer o reino de Deus." Disse o Senhor.

DA REDAÇÃO