sexta-feira, 25 de novembro de 2016

TARJA PRETA: ANVISA FACILITA CHEGADA DE REMÉDIOS À BASE DE MACONHA ÀS FARMÁCIAS


Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou uma portaria que abre as portas para produção, venda e registro de medicamentos compostos por maconha no Brasil. Pela decisão, aprovada por unanimidade, remédios à base de tetrahidrocannabionol (THC), o princípio psicoativo da planta, e de canabidiol passam a ser considerados vendidos sob controle especial.
A Portaria nº 344/98, aprovada por unanimidade, também estabelece que laboratórios registrem os derivados em concentração de, no máximo, 30 mg de tetrahidrocannabinol (THC) por mililitro e 30 mg de canabidiol por mililitro. Os produtos que tiverem concentração maior do que a estabelecida continuam proibidos no país.
O que vem por aí?
A alteração da Anvisa foi motivada pelo registro do medicamento Mevatyl, conhecido fora do Brasil como Sativexque possui tanto o canabidiol como o tetrahidrocanabinol e tem sido utilizado na França, Bélgica e Estados Unidos em pacientes que apresentam esclerose múltipla. O medicamento ajuda a controlar sintomas provocados pela doença.
Maconha na farmácia: Cada vez mais perto

A aprovação da Anvisa é uma resposta positiva ao pedido feito pela empresa GWPharma para comercializar o Mevatyl. Com isso, já há espaço para que seja concedido o registro do medicamento. Ele pode ser o primeiro à base de maconha a chegar às farmácias do país. 

Segundo reportagem da Folha
, o pedido está em fase final de análise. "Fizemos isso de maneira que, quando houver o registro, ele já tenha o regulamento pronto para utilização", afirmou o diretor-presidente da Anvisa, Jarbas Barbosa.
O Mevatyl é composto por 25mg/ml de canabidiol e de 27 mg/ml de THC, obedecendo a portaria da Anvisa. Segundo Barbosa, está é a concentração considerada segura para uso humano.
Tarja preta
A regras aprovadas pela Anvisa se aproximam dos parâmetros aplicados em países como Reino Unido e Bélgica e os coloca lado a lado aos medicamentos controlados. "Será tratado como os demais de tarja preta, os medicamentos controlados, que precisam de receituário especial e têm um sistema de controle", afirma Barbosa à Folha.
A esclerose e a maconha
A esclerose múltipla ataca o sistema imunológico e provoca dificuldades de fala e movimento, além das disfunções da bexiga e do intestino. De acordo com a Associação Brasileira de Esclerose Múltipla (ABEM), há 35 mil brasileiros com a doença. O Sativex, citado acima, é usado para combater a espasticidade, rigidez muscular que está associada a disfunções de movimento.
Os principais possíveis efeitos colaterais do spay são tontura e cansaço. Outros podem sentir-se confusos e depressivos.
Facilitou a importação
A decisão da Anvisa desta terça, na prática, também pode tornar mais fácil a importação de produtos com canabidiol. Os pedidos feitos pelos pacientes passam a ser priorizados - podendo serem negados, claro. Basta que sejam apresentados todos os documentos necessários e previstos no processo.
O tempo de análise deve cair drasticamente. Se para alguns produtos a demora de análise é de cerca de cinco dias, para outros, mas comuns, pode ser praticamente automática.
Depois imensa movimentação de familiares de pacientes, a liberação do uso do canabidiol foi decidida pela Anvisa em 2015.
 |  De