segunda-feira, 1 de agosto de 2016

ENTRAR NA “SELVA DA POLÍTICA” SEM CONHECER AS “FERAS”

Lobo em pele de cordeiro

Por Francisco Ferraz

A política é onipresente nas relações sociais. Você não se livra dela na sua vida pessoal, profissional e social. Na ”selva política” há todos os tipos de “animais”. Há leões e raposas, como há serpentes, hienas e abutres. Há também uma farta coleção de cordeiros. Com estes últimos, você não precisa se preocupar muito, mas com os primeiros toda a atenção é pouca.

Não é tarefa fácil sobreviver nesta selva. Também não é nada fácil impor seu poder e sua vontade, em meio a tantos riscos e desafios. Sua primeira missão é, pois conhecer a selva e os seus habitantes.

Todo o erro de avaliação neste meio tem um custo pesado. Se você tratar um leão como raposa vai se dar mal, se você demorar em reconhecer uma serpente, vai descobri-la pela mordida.

O que torna a vida nesta selva ainda mais complicada, é o fato de que você, não pode desconhecer esta realidade, mas também não pode defender-se dela, adotando uma atitude de crônica insegurança e desconfiança. Esta atitude induz a timidez, à hesitação permanente e, em última análise, à sua irrelevância política.

Não há saída. Você precisa conhecer a selva e tornar-se um mestre na arte de avaliar as “feras” que nela habitam.
O político com uma aguda capacidade de observação e um julgamento maduro e equilibrado decifra intenções, antecipa-se a surpresas, surpreende manobras, conhece os pontos fortes e fracos, e sabe os limites das pessoas com quem lida.