quinta-feira, 1 de outubro de 2015

ELEIÇÕES 2016: É ESTE O MOMENTO DE FAZER PESQUISAS?


Francisco Ferraz

O que se busca com a pesquisa é a informação confiável sobre a realidade política, os sentimentos e prioridades dos eleitores, seus valores e expectativas, a imagem que possuem dos candidatos, além de informações sobre intenção de voto, rejeição, entre outras variáveis que permitam a definição do posicionamento estrategicamente mais vantajoso para a candidatura.

Tais informações são buscadas junto à população, sendo entrevistados, de forma aleatória, indivíduos que se enquadram nas variáveis da amostra, em correspondência com a sua participação relativa na população. Em outras palavras, se a distribuição percentual por sexo na população é de 51% mulheres e 49% homens, esta deverá ser a proporção adotada na amostra (quotas). O mesmo vale para as usuais variáveis referentes à renda, à escolaridade, e à ocupação.

Este trabalho conceitual e prático (desenho da amostra e construção do instrumento de entrevista – questionário - e o trabalho de campo: aplicação do questionário aos indivíduos aleatoriamente selecionados) é cuidadosamente feito para assegurar que cada indivíduo da população tenha a mesma probabilidade de “cair na amostra”.