O governo da presidenta Dilma Rousseff bateu o
recorde em gastos com publicidade e chegou ao total de R$ 2,3 bilhões em 2013.
Os dados são divulgados desde 2000, o recorde anterior pertencia ao
ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva que, em 2009, torrou R$ 2,2 bilhões.
De acordo com a Secom, “em 2013 o governo federal
apresentou novas campanhas de utilidade pública voltadas à prevenção de
acidentes de trânsito, de combate ao uso do crack e de lançamento do programa
Mais Médicos”.
A justificativa para a gastança também entrou para
a conta dos Correios. “Um terço do crescimento do volume publicitário de 2013
foi puxado pelas ações dos Correios, que completou 350 anos em 2013”.
Os R$ 2,3 bilhões torrados pela administração de
Dilma colocam o governo federal como o quarto maior anunciante do Brasil,
superando alguns gigantes como, por exemplo, a Ambev (R$ 1,8 bilhão). O
primeiro lugar ficou com a Unilever (R$ 4,6 bilhões), seguida por Casas Bahia
(R$ 3,4 bilhões) e o laboratório Genomma (R$ 2,5 bilhões).