terça-feira, 22 de abril de 2014

DILMA, AÉCIO E EDUARDO EMPATAM ENTRE ELEITORES QUE OS CONHECEM


Apenas 17% dos eleitores afirmam conhecer “bem” ou “um pouco” os principais pré-candidatos à presidência da República:  Dilma Rousseff (PT), Aécio Neves (PSDB-MG) e Eduardo Campos (PSB-PE), segundo pesquisa Datafolha realizada entre os dias 2 e 3 deste mês e publicada na ultima segunda-feira (21) no jornal Folha de São Paulo.

Entre este grupo de eleitores que conhecem os presidenciáveis, o ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos (PSB) contabiliza 28% de intenção de votos, enquanto Dilma aparece com 26% e o tucano Aécio Neves ficou com 24%. A diferença pequena indica empate técnico entre os três.

De acordo com o diretor-geral do Datafolha, Mauro Paulinho, os eleitores que responderam conhecer os três pré-candidatos são os que têm acesso a noticiários políticos e detêm maior poder aquisitivo e conhecimento.  Mas, alerta, “nada indica que o eleitor típico de Dilma, ao conhecer Aécio e Campos, deixará de votar nela”.

Nos demais cenários apresentados pelo Datafolha, no levantamento completo, Dilma pontua de 38% a 43%, sempre à frente de Eduardo Campos e Aécio Neves. O restante dos eleitores preferem outros nomes, está indeciso ou disse votar nulo ou branco.

Essa pesquisa apontou também o possível fim da hegemonia do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, principal cabo eleitoral de Dilma. No cenário daqueles que afirmam conhecer bem Dilma, Eduardo e Aécio, desaparece o favoritismo do líder petista que governou o país por oito anos. Neste grupo, no páreo em lugar de Dilma, Lula contabiliza 32% das intenções de votos enquanto Eduardo Campos e Aécio Neves empatam em 23%.

No cenário em que a ex-senadora Marina Silva substitui Eduardo Campos, a chapa do PSB dispara na frente com 35% das intenções de voto, restando à Dilma 23% e ao tucano Aécio Neves 25%. Já numa disputa contra o ex-presidente Lula, Marina Silva angaria 32% das intenções, enquanto o petista pontua 29% e Aécio fica com 25%.


Num eventual segundo turno, ainda entre esse grupo dos 17%, Dilma poderia ser derrotada tanto por Aécio Neves (a petista teria 31% das intenções de voto enquanto o tucano estaria com 47%) como por Eduardo Campos (o pernambucano pontua 48% contra 31% da presidente).