Pelo menos em Araripina a reclamação é geral, o sinal
da operadora Claro desde o ultimo sábado (07) está caindo a todo instante. É
praticamente impossível conseguir uma ligação nas primeiras tentativas. Deve
ser por conta desse péssimo serviço oferecido pela operadora não somente em
Araripina mas em toda parte do mundo que ela vem perdendo mercado no mercado de
telefonia móvel.
No primeiro
trimestre deste ano, a operadora móvel ganhou apenas 1,2 milhão de novos
clientes, menos da metade dos conseguidos pelos seus maiores concorrentes, a
Vivo e a TIM. “A Claro não conseguiu acompanhar o mercado, em especial a
estratégia de preços baixos da TIM”, diz Marceli Passoni, da consultoria
britânica Informa Telecoms & Media. A perda de participação de mercado é
apenas um dos sintomas dos problemas pelos quais a Claro passa. Em meados de
junho, ela alcançou a liderança de um posto indesejado: a de reclamações da
Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor de São Paulo (Procon-SP).
Das 5.713
queixas contra operadoras de celular recebidas pela entidade, nos primeiros
cinco meses do ano, quase duas mil delas foram de clientes da empresa. A lista de reclamações é grande: cobranças indevidas, alteração de
planos, oferta de serviços não solicitados e entraves para cancelar linhas.
“Quando o cliente vem reclamar, ele chega com um pacote de problemas: o maior
deles são as cobranças indevidas”, afirma Paulo Arthur Góes, diretor-executivo
do Procon-SP.
“Mesmo
problemas que tinham sumido nos últimos anos reapareceram, como as falhas de
conexão.” Foi o que notou a designer gráfica paulistana Aline Beraldi Furlan,
29 anos. “Sou cliente deles há uma década e percebi nos últimos meses problemas
de sinal”, diz.
“O mais
irritante é quando a carga do sinal está completa, mas mesmo assim dá erro de
conexão e aparece uma mensagem de que só posso fazer chamadas de emergência.”
Outra usuária da empresa, Grazieli Bassani, administradora de empresas de 25
anos, moradora de Santa Bárbara D’Oeste, no interior de São Paulo, faz
reclamações similares. “As chamadas não completam ou as ligações são cortadas
no meio”, diz. “Reclamei com a empresa, mas os atendentes respondem que é uma
pane geral e que logo vai melhorar, ou simplesmente que não existe problema
nenhum.” Se o sinal não pega ou cai, os usuários da Claro também passaram a
gastar menos.
Com informações da IstoÉ